Quem Somos

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

BEYONCÉ: O Álbum intimo da Queen B

Em um ano em que quase nos tornamos fãs do astro, auto-tune e batidas farofentas de composições duvidosas, surge uma luz no fim do túnel, ela mesmo! Queen B, da qual ambiciosamente lançando um álbum visual (todas as faixas possuem videoclipe) mostra ao mundo que o bom senso ainda é relevante e reconhecido. 

 Beyoncé Knowles, parecia estar pouco preocupada com o "fracasso" do último trabalho de estúdio intitulado "4", lançado em 2011, o qual teve a sua divulgação prejudicada pela gestão da primeira filha da cantora, Blue Ivy. Atualmente trabalhando no projeto "The Mrs. Carter Show" em que reúne seus sucessos, não sendo baseado em nenhum álbum precisamente, definido como uma retomada aos trabalhos após a maternidade. 

A turne ao passar pelo Brasil não obteve o mesmo sucesso que em 2009 de com a "I am Sasha Fierce" da qual todos os shows tiveram ingressos esgotados. Porém agora o momento é dela, Beyoncé bateu recordes de vendas digitais, e já totaliza mais de um milhão de cópias vendidas pelo mundo com uma semana de lançamento. O novo trabalho da artista é intimista ao extremo, mergulhando nas raízes Soul e R&B.

 A primeira faixa "Pretty Hurts" é maravilhosa, com uma grandeza em composição, arranjos e voz. Baseia-se no conceito de auto-estima e dos verdadeiros valores. É umas das canções mais fortes do álbum e pode ser comparada a "Halo" do "I'm Sasha Fierce" pelo seu ritmo e entonações de voz. 


Em seguida a sombria "Haunted" com suas quebras e voz ritmada, Beyoncé brinca com tons e entonações (do grave ao agudo), de tantas quebras a canção parece ter dois momentos, o fato é tão relevante que para essa canção há dois vídeos, dos quais dividem os momentos da música, em "Ghost" e "Haunted" porém é apenas uma canção.

A parceria com o maridão "Jay Z" em "Drunk In Love" possui uma introdução de canto característico do oriente médio, com batidas tradicionais do hip hop, Beyonce domina a área com ecos, sons esquizofrênicos, risadas eletrônicas até que o rapper sem se apresentar entra na sintonia e continua a "piração" da música, a grande quantidade de informação é bem absorvida e tornam a canção promissora e interessante. 

"Blow" é um momento descontraído do álbum, depois de 3 faixas bastante complexas, o clima se torna mais leve, com um coro feminino do qual diverte parte dos vocais. No vídeoclipe desta, Beyoncé patina alegremente na pista de gelo com muito brilho e cor, assim é a canção que não é forte diante de tantos outras obras primas, mas tem seu valor. 

A quinta música "No Angel" se introduz com batidas agressivas de R&B e com a voz em tom alto consegue criar um ar impactante diante suas quebras interessantes. Aos poucos os tons se suavizam e encontramos estalar de dedos que acompanham a melodia. 

A canção é saborosa. "Partition" começa com sons que parecem tirados dos shows da cantora, aos poucos a "Rapper" Beyoncé assume o comando em uma música que brinca com tempo rítmico, informações variadas, sobreposição de vozes. 

 A faixa número sete, "Jealous" é gostosa, calma, reflexiva e consegue mandar sua mensagem com elegância, os arranjos são ajustados de forma incrível e transformam em uma viagem deliciosa. 

Sua sucessora "Rocket" parece mergulhar no estilo soul de forma promissora, com arranjos vintage e uma voz de presença da qual Beyoncé sabe dominar, é excitante, clássica e espontânea.

"Mine"em parceria com Drake, a cantora consegue superar "Drunk In Love" com uma canção perigosa, repleta de informação, que em alguns momentos tende a se perder, mas volta com os vocais expressivos do rapper e uma música sombria e deliciosa. 

"XO" da qual foi anunciada como uma das músicas de trabalho recente, é linda, introduz com sons psicodélicos uma voz limpa e calma de Knowles, e aos poucos vai se transformando e ganhando energia, até chegar ao seu refrão com coro de vozes junto a cantora, supera "Blow", outra faixa anunciada anteriormente como single de divulgação. 

A canção mais bate cabelo "___Flawless" feat Chimamanda Ngozi Adiche, sôa estranho, é ofuscada pelas outras músicas que seguem conceitos diferentes de produção. Tem seus momentos de glória instantânea e logo se confunde em si mesma novamente, se encaixa melhor ao álbum 4. 

Com uma clássica melodia, Superpower (feat Frank Ocean) é segura e grandiosa, Beyoncé e Frank Ocean contrastam suas vozes com genialidade, uma música completa com melodia criativa. Quanto ao vídeo clipe, com gangues e destruição remete à trabalhos estilo Ke$ha. "Heaven" com seu piano e voz crua, emociona, em um álbum íntimo, triste e bastante autoral equivale à uma oração. 

Para encerrar "Blue" um feat com sua filha bebê Blue Ivy, a cantora fecha o trabalho com chave de ouro, levando o ouvinte as alturas com seu vocal sensível e verdadeiro. Não é à toa que o álbum "Beyoncé" ganha aos poucos status de obra prima. A cantora nadou contra a corrente, quebrando "regras" da indústria pop e estreou um trabalho sem nenhum tipo de divulgação prévia. Queen B está de volta, em seu lugar de direito, o trono de rainha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário